INÍCIO MURAL BIOGRAFIA AGENDA MÚSICAS VÍDEOS FOTOS DOWNLOADS CONTATO

BIOGRAFIA

Ayo Shani Santos Silva é um rapper e produtor musical brasileiro com músicas fortemente baseadas na diáspora africana. Nascido no dia 28 de julho de 1988 na cidade de São Paulo. Filho de Maria Celeste dos Santos e do músico e militante Antônio Carlos dos Santos Silva, conhecido como TC. Seu nome é originado de dois dialetos africanos, yoruba e swahili, e significa “maravilhosa felicidade”.

Ayo cresceu no distrito do Campo Limpo, na cidade de São Paulo, mas também passou parte da sua infância em Campinas, onde está situada a Casa de Cultura Tainã: uma organização não governamental fundada na década de 80 por TC, Antônia Frutuosa e moradores da Vila Padre Manoel da Nóbrega. Logo na infância, ingressou na Orquestra Tambores de Aço, a primeira orquestra de steelpan do Brasil, regida por seu pai.

Na década de 90, começou a frequentar festas e eventos de Hip Hop e, assim como seu irmão mais velho João Igo, mais conhecido pelo nome artístico NGO, começou a fazer suas primeiras composições. Influenciado por TC, pelos ritmos afro-brasileiros e pelo movimento hip-hop, Ayo Shani desenvolveu seu próprio estilo de compor. Fundou em 2002, o hoje extinto grupo Guerreiros Periféricos, ao lado de Léo-Cabeça, Rique e mais tarde Leonardo Esteves com o qual começou a fazer suas primeiras apresentações.

Participou em 2005, ao lado de professores da Escola de Aplicação da FEUSP, onde concluiu o ensino médio, e do poeta Allan da Rosa, do desenvolvimento do Projeto Negritude; que tem o intuito de promover a cultura negra nas escolas. Ainda em 2005 participou de oficinas de produção audiovisual, com software livre, na Casa de Cultura Tainã e começou a trabalhar na área de produção musical.

Em 2008 e 2009, esteve no Encontro Nacional da Rede Mocambos, promovido pela Casa de Cultura Tainã. Ainda em 2009, acompanhou Les Nubians, pela primeira vez no Brasil, em turnê com a banda Moleque de Rua, Adama Yalomba e Table D´Hote devido ao ano da França no Brasil.

Em dezembro de 2013, Ayo fez o lançamento do seu primeiro single intitulado “Odara (No País das Marias)” homenageando a mulher negra. O seu segundo single “Nessa Pulsação” veio em março 2014 e conta com as ilustres participações das cantoras Izzy Gordon e Xênia França. Atualmente, Ayo trabalha na produção de seu primeiro disco solo.