Thank You Ms. Lauryn Hill!

lauryn1

Mais um sonho realizado! Ontem, além de prestigiar o grande show, pude conhecer pessoalmente Ms. Lauryn Hill! E, entre tantas outras coisas que gostaria de dizer, pude lhe dizer: “Obrigado!”.

image
image

Foto: Arthur Costa

Sem dúvidas Ms. Lauryn Hill é outra das vozes mais importantes da nossa geração. Eu, meus irmãos (João Igo “NGO” e Nayara Mahim) e a rapaziada da Banda RED (Elton Luis, David Silva e Robert Coutinho) tivemos a oportunidade de ter uma breve conversa com ela após o show que realizou em São Paulo.

No tempo de espera para que ela nos recebesse, treinei algumas coisas que queria falar com o pouco inglês que sei. Quando entramos no camarim, o que eu tinha me preparado pra falar veio bem a calhar! Pois, logo de cara, ela disse que era um prazer receber artistas negros naquela noite e disse que queria saber, de nós, como estava a situação do negro no Brasil!

Eu disse que o povo negro ainda sofre com as consequências da escravidão e que não tivemos e ainda estamos longe de ter algo que possamos chamar de reparação; mas que estamos nos articulando e nos empoderando cada vez mais e, aos poucos, conquistando espaços e direitos. Disse também que artistas como ela, que se sensibilizam com a nossa luta, são de extrema importância.

Sei que poderia ter dado uma resposta muito mais elaborada, mas me faltou, além de vocabulário, o controle emocional no momento; e tinha consciência de que ela estava cansada e de que teria que ser o mais sucinto possível. Exemplifiquei essa luta com a Casa de Cultura Tainã e a Rede Mocambos, pois para revolução é necessário a comunicação; e temos que ter o controle total dos nossos meios de nos articular. Pedi desculpas pela dificuldade de formular as frases e ela disse pra mim não me preocupar, que eu estava indo bem e ela estava conseguindo entender.

image

Mas, como o tempo era curto e a emoção era grande, eu finalmente disse: “… Ms. Lauryn Hill, eu e meus amigos estamos muito emocionados com essa oportunidade, muito obrigado por nos receber. Falo por todos nós, afro-brasileiros, que você é uma das nossas maiores inspirações. Sua obra e seu ativismo foi e continua sendo fundamental para a nossa formação. Em nome de todos aqueles que tiveram uma melhor perspectiva na vida quando conheceram seu trabalho, nós dizemos muito obrigado!!!

Falhei na conjugação de alguns verbos e tal, mas ela tanto entendeu a mensagem, que ficou emocionada! E ela ainda disse que era ela quem agradecia. Nós então… FICAMOS MUITO MAIS EMOCIONADOS AINDA! Muito obrigado Ms. Lauryn Hill! Por tudo!

image

Agradecendo ainda o fotógrafo Wederson Ferreira pelos registros. Muito Obrigado!